Muitos pais e mães buscam diariamente cursos para seus filhos. As opções mais conhecidas são cursos de inglês para crianças, cursos de inteligência emocional, musicalização infantil e até mesmo tecnologia. Respondendo rápido ao título deste artigo: uma criança pode fazer praticamente qualquer curso, mas será que existe algum curso com habilidades fundamentais para que crianças tenham mais chances no futuro?

Parents learning together with their child during homeschooling.
Photo by sofatutor / Unsplash

A hora é agora

Em um mundo cada vez mais digital, é crucial que as crianças desenvolvam habilidades em tecnologia e inovação desde cedo. É comum vermos crianças passando um precioso tempo em frente às telas (e sim, isso pode ser um problema).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que crianças não sejam expostas a nenhum tipo de tela até dois anos de idade. Dos 2 aos 5, não devem passar mais de uma hora por dia.

As tecnologias estão presentes na vida de todos, e muitos pais inclusive percebem diariamente o impacto dessa disciplina em suas vidas e se perguntam: Como seria a minha vida se eu tivesse aprendido isso mais cedo? Ou até mesmo: quais são os melhores cursos para menores de idade? Esses questionamentos não estão errados, pois existem muitos benefícios em aprender desde cedo a interagir de forma segura com as mais diversas tecnologias.

3 Benefícios Importantes do Ensino de Tecnologia

1. Desenvolvimento de habilidades essenciais

  • Raciocínio lógico e computacional;
  • Criatividade e resolução de problemas;
  • Trabalho em equipe e colaboração;
  • Comunicação e autoexpressão.

2. Preparo para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em termos de habilidades tecnológicas. As crianças que aprendem sobre tecnologia desde cedo estarão mais bem preparadas para as profissões do futuro.

3. Estímulo à criatividade e à inovação:

A tecnologia oferece ferramentas incríveis para que as crianças explorem sua criatividade e inventividade. Elas podem criar jogos, animações e muito mais, liberando sua imaginação e potencial.

Para obter estes benefícios, qualquer curso serve? Nem sempre.

Problema dos cursos tradicionais


A maioria dos cursos de computação para crianças não leva em consideração o ano escolar, o que pode dificultar a participação dos alunos. Além disso, muitos cursos são focados em adultos e adaptados para crianças.

Alternativas Seguras e Familiares

Uma opção incrível é o programa Pequenos Inovadores (clique aqui e conheça)

  • Conteúdo adaptado à idade e ao nível de conhecimento da criança
    As aulas são lúdicas e interativas, o que torna o aprendizado mais divertido e eficaz.
  • Flexibilidade
    As crianças podem estudar no seu próprio ritmo e horário, sem a necessidade de se deslocarem para um local físico.
  • Acompanhamento dos pais
    Os pais podem acompanhar e participam do progresso dos seus filhos.

Ainda para ressaltar a importância, é bom lembrar que, segundo um estudo da https://www.mckinsey.com/mgi/overview em 2019, até 974 milhões de novos empregos podem ser criados na economia digital até 2030. As habilidades digitais serão essenciais para a maioria desses empregos.

Conclusão

Dentro das normas de saúde, não há problema algum em ensinar uma criança a usar tecnologia para que ela possa fazer mais e melhor aquilo que ama, aquilo que está dentro de suas inclinações naturais. A supervisão é algo fundamental, e a participação dos pais no processo é ainda mais.

Se você é um responsável que busca uma alternativa para ajudar seus filhos a se desenvolver, conheça o curso Pequenos Inovadores (clique aqui para conhecer).