Qual é a importância do ensino de tecnologia e inovação para a formação de profissionais do futuro?

Talvez você não saiba, mas o mercado de trabalho está sempre se alinhando com as evoluções tecnológicas e com a inovação.

A importância da educação tecnológica para o mercado de trabalho

Hoje, o mercado de trabalho está totalmente influenciado pela tecnologia.

Caso as escolas optem por não ensinar verdadeiramente sobre as mais diversas tecnologias, elas correm risco de colocar no mercado profissionais com conhecimentos defasados.

A Tecnolokid é parceira de escolas na missão de ensinar para o futuro, clique aqui e saiba mais.

Hoje, por exemplo, um dos setores com maior empregabilidade é o relacionado ao mercado de tecnologia, como revela este estudo do SENAI, em parceria com uma instituição alemã.

Nesse estudo, houve destaque para empregabilidade em setores de desenvolvimento Software e TI (indústria de transformação e serviços produtivos).

Educação tecnológica nas escolas como solução para o gap de profissionais do futuro

Para ilustrar, dados da Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, mostram sobre a necessidade de profissionais de TI, que é de 70 mil ao ano, embora as instituições de ensino formem somente 46 mil pessoas com perfil que dominam a tecnologia.

Ou seja, temos um gap tecnológico que as escolas podem ajudar a resolver. Como?

1-   Estimule projetos em campo

A escola deve desenvolver junto com os alunos projetos de intervenção em campo, ou seja, nas empresas, pois, assim, ela estará estimulando nos alunos o desenvolvimento de capacidade técnica e não técnica, que são as soft skills.

Isso porque os estudantes passam a ver de perto as necessidades das instituições e empresas e começam a pensar em soluções práticas e viáveis para elas     .

Isso, portanto, confere mais assertividade às empresas, na hora de uma contratação, e abre mais espaço aos profissionais no mercado de trabalho.

2-   Use a abordagem STEAM

STEAM significa Science, Techonology, Engineering, Art e Mathematics e propõe que os alunos usem das abordagens dessas áreas para resolver um problema de forma criativa, inovadora e que tenha funcionalidade.

Isso quebra o paradigma tradicional de que os alunos tinham apenas que ficar sentados em sala de aula, esperando que o professor aplicasse ou transmitisse seus conhecimentos.

Então, o processo de aprendizado deve ser incentivador, de modo que eles possam exercitar suas capacidades criativas.

Ou seja, o aluno consegue se aproximar e a buscar soluções para temas de outras áreas, como construção civil, robótica, agricultura etc.

3-   Use recursos da realidade virtual aumentada

Uma forma de estimular um aprendizado diferente e muito mais eficiente, que ajuda na solução de gap de profissionais para o futuro, é disponibilizando recursos de ensino com o apoio da realidade virtual aumentada.

Inclusive, neste estudo, 97% dos alunos afirmam que desejam estudar com o apoio desse tipo de tecnologia. A verdade é que as escolas, ao adotarem esses processos, assumem uma nova realidade transformadora e potencializadora.

Isso porque esse recurso supera a teoria e aproxima o aluno das situações práticas.

4-   Adote a Gamificação

A gamificação é um tipo de transformação inteligente e dinâmica para as práticas educacionais. A escola que adota a gamificação usa de alguns tipos de jogos ou jornadas desafiadoras a fim de  estimular o aluno a ser protagonista de seu processo de aprendizado.

Com a gamificação, por meio  do celular, games e alguns aplicativos, o aluno pode encarar desafios, passar por processos de competição saudável e cumprir missões.

Com isso, é desafiado a “pensar fora da caixa” e a desenvolver soluções viáveis para certas demandas e situações.

E isso é importante para trazer uma solução para gap de profissionais do futuro, ou seja, a      um mercado de trabalho desafiador.

5-   Design thinking

O design thinking trata-se de um método de resolução de problemas em que o trabalho dos alunos em forma de equipe é estimulado, promovendo a colaboração e a criatividade de modo coletivo.

Trata-se de um processo de aprendizagem inovador que aposta em unir, em um projeto único, diferentes perspectivas, visões de mundo e cultura na busca por uma solução mais completa para certos problemas.

Sendo assim, diferentes tecnologias e recursos podem ser usados para ajudar a desenvolver projetos voltados à metodologia de design thinking.

Educar para o futuro pode ser bem mais fácil do que você imagina com um parceiro como a Tecnolokid! Clique aqui e saiba mais.

Por que apostar no ensino híbrido e/ou tecnológico?

Apostar no ensino híbrido é mesclar o mundo online com o offline. É um tipo de metodologia ativa usada para integrar o potencial das tecnologias, visando a despertar no aluno a curiosidade pela busca do seu próprio conhecimento.

O aluno passa a ser um protagonista no processo de aprendizado, o que lhe possibilita  usar os recursos dos conteúdos digitais, games, videoaulas e outros recursos interativos, os quais estão alinhados a uma nova realidade virtual presente cada vez mais no nosso cotidiano.

Sendo assim, as escolas estarão preocupadas em garantir-lhes maior qualidade de ensino, possibilitando formar um aluno capaz de trazer soluções viáveis, conforme nosso atual contexto de demanda por alguns tipos de profissionais, capazes de criarem e dominarem a tecnologia.

Não ensinar tecnologia, é “quase” como preparar para o passado. Certo?

Antique Typewriter on Dark Wood