O mundo vem mudando em uma velocidade nunca vista e com vários impactos para a sociedade. Na área da Educação, a maneira como os alunos e as crianças aprendem mudou de forma nunca vista antes.

Aulas mais interativas, videoaulas, ambientes virtuais de aprendizagem, games, tudo isso são recursos tecnológicos que vêm moldando e promovendo a transformação na Educação.

E quais os impactos disso na sociedade? O que há de diferente nos países que têm modelos de uma Educação exemplar?

Ensinar e educar desde cedo, aplicando a tecnologia.

No ano de 2001, o especialista em educação Marc Prensky criou a expressão nativo digital que define as crianças nascidas  em um contexto no qual a tecnologia já domina quase tudo. A realidade educacional, por exemplo, hoje é outra, devido ao alinhamento da tecnologia às práticas educacionais.

No Japão, por exemplo, acredita-se que quanto mais cedo a criança entrar na escola e melhores forem os recursos tecnológicos usados, melhor será sua performance ao longo de sua vida escolar e profissional.

E com a transformação tecnológica a que o mundo vem assistindo, os trabalhos repetitivos serão assumidos pelas máquinas, cada vez mais, dando lugar a quem tem habilidades em tecnologia, criatividade e pensamento crítico.

Por isso, para se alinhar a essa realidade, é essencial implementar a tecnologia no ensino para dinamizar os processos pedagógicos e proporcionar um treinamento voltado às demandas do futuro.

Ou seja, para formar um profissional mais preparado para problemas mais complexos.

Então, quanto mais cedo ensinar sobre tecnologia ainda na infância, melhor será para que se formem profissionais capazes de atender as demandas de um mercado de trabalho marcado pela digitalização e por novos desafios.

A Tecnolokid pode facilitar em muito todo esse processo para escolas de todos os tamanho. Clique aqui e saiba mais!

O que os líderes do ranking em Educação nos ensinam sobre ensinar tecnologia ainda na infância?

Vejamos alguns países que são modelos em Educação:

1-   Cingapura

Cingapura fica localizado na Ásia e tem desenvolvido seu setor educacional usando projetos e metodologias ativas que incluem a tecnologia e incentivam os alunos a criarem seus conhecimentos.

Sendo assim, os professores, geralmente, apresentam um problema para os alunos desenvolverem uma solução usando a tecnologia, sobretudo.

No geral, esses tipos de trabalhos visam a estimular o pensamento crítico nos alunos e incentivá-los a assumirem um papel de protagonismo na construção de seus conhecimentos.

2-   Japão

O Japão é a terra do sol nascente e tem uma tradição ligada à tecnologia e inovação. Depois da Segunda Guerra Mundial, esse país passou a ter a tecnologia como um projeto de futuro. E seu sistema de Educação é um dos melhores do mundo.

É uma das maiores potências tecnológicas do mundo e para chegar a esse patamar, o modelo de educação japonesa sempre foi diferenciado.

Nesse país, a Educação de qualidade vem desde os primeiros contatos dos alunos com a escola.

Esse país valoriza tanto a questão da Educação que a taxa de presença escolar é de 99,9%. E a época de cursar uma faculdade, é considerada a melhor época da vida dos japoneses.

3-   Alemanha

Na Alemanha, há muitos investimentos públicos  na área da educação e pesquisas.

Somente entre os anos de 2021 e 2030, há projeção de investimentos de 160 bilhões de euros destinados às universidades e centros de pesquisa científica, o que traz ganhos de prosperidade para o país a longo prazo, segundo Anja Karliczek, Ministra da Educação.

Seu modelo de ensino e práticas metodológicas são umas das melhores do mundo.

4-   Finlândia

Na Finlândia, o governo incentiva o uso de novas tecnologias e modelos de aprendizagem e os professores são valorizados.

A revolução no ensino nesse país começou ainda nos anos de 1960. Na Finlândia, eles criaram o método CLIL, que significa aprendizagem integrada do conteúdo e linguagem.

Ou seja, os professores promovem a integração de várias áreas do conhecimento. Em sala de aulas, os alunos são divididos em círculos ou em forma de “mesa redonda” para facilitar os debates e as discussões.

Nesse país, os professores são incentivados a investirem em suas próprias habilidades e desenvolvimento profissional para terem condições de promover aulas de mais qualidade.

5-   Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, tecnologia e Educação andam de mãos dadas, desde os primeiros níveis de ensino. Há lousas digitais, livros em formato digital e muitos outros recursos tecnológicos que proporcionam uma aprendizagem moderna e diferenciada.

A Coreia do Sul e a Finlândia costumam apresentar as primeiras posições no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que mede o nível de desempenho na área da Educação.

Nesse país, 95% dos estudantes seguem estudando, mesmo depois de ter completado o ensino de natureza obrigatória, este que vai dos 6 aos 15 anos. E os professores são vistos como celebridades, de tão valorizados que são.

Pois bem, o que um país tem a ganhar com investimentos em Educação, incluindo a aplicação de recursos tecnológicos no ensino? Acompanhe!

Quais são os ganhos advindos com o ensino de tecnologia?

Segundo a CODEBIT a Educação é um mecanismo mais poderoso para mudar o mundo, e a tecnologia é seu catalisador. E é inegável como a tecnologia acoplada à Educação pode contribuir para reduzir as desigualdades sociais e promover a equidade na sociedade.

Quanto aos ganhos advindos com o ensino de tecnologia, há em outras áreas, sobretudo, nos países que têm essa filosofia de ensino.

Desde o ensino infantil, existem ganhos de múltiplas dimensões.

E quanto mais desenvolvido é um país, mais cedo se trabalha a educação tecnológica com as crianças. As consequências positivas de uma Educação ligada à tecnologia são estas:

Há um ganho real, inclusive, para a sociedade que tem pessoas mais criativas e preparadas para construírem um país rico e melhor de se viver, ou seja, com mais oportunidades e qualidade de vida.

Aproveite para conhecer nossas soluções. Clique aqui e saiba mais.