Você está por dentro da Lei 4513/2020? Se você trabalha na área da educação, principalmente na direção de escolas públicas ou privadas, precisa saber o que a nova lei exige das instituições.

Aprovada em dezembro pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, foi criada a Política Nacional de Educação Digital (PNDE) como forma de ampliar o acesso à tecnologia.

A política tem quatro objetivos principais:

  1. Incluir a população brasileira no mundo digital;
  2. Melhorar a educação digital nas escolas;
  3. Capacitar o mercado de trabalho; e
  4. Incentivar a inovação e pesquisa.

Mas, o que isso significa para as escolas? Vamos explicar tudo para você! e então, continue a leitura!

Política Nacional de Educação Digital (PNDE)

A Política Nacional de Educação Digital (PNDE) tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências digitais na educação básica, desde o ensino fundamental. Com sua implementação, os cidadãos brasileiros passarão a ter acesso às demandas atuais, como a digitalização na educação.

No eixo voltado à educação principal, temos:

  1. Pensamento computacional - habilidade valiosa que permite resolver problemas e desafios de forma eficiente, explorando de forma criativa, crítica e estratégica os domínios computacionais.
  2. Mundo digital - um campo de aprendizado diverso que inclui tecnologias físicas como computadores, celulares e tablets, bem como tecnologias virtuais como a internet, redes sociais e armazenamento em nuvem.
  3. Cultura digital - envolve o uso consciente, crítico e responsável das tecnologias digitais, reforçada por meio de ensino que promove essa cultura.
  4. Tecnologia assistida - inclui produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam a facilitar a participação de pessoas com deficiência ou incapacidades.

O projeto prevê questões voltadas às vulnerabilidades sociais e econômicas, propondo perspectivas inclusivas, que considerem as diferenças de cada um, suas facilidades e dificuldades, perante a jornada de educação digital. Também reforça a necessidade de adequação quanto à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A Política Nacional de Educação Digital também determina a formação de professores em competências digitais, bem como em sua utilização, incluindo entre os objetivos do programa a promoção e a divulgação da robótica e do letramento digital.

O impacto da Lei 4513/2020 nas escolas

O novo decreto busca proporcionar um melhor ensino para os alunos, seja no ensino público ou particular. Porém, essa mudança traz impactos diretos às instituições em ambas as esferas.

No caso das instituições públicas, as adaptações vão além do currículo escolar, devido às necessidades de mudanças estruturais, como: internet, sala de recursos, aquisição de computadores e tablets, entre outros.

Já as escolas particulares, em sua maioria, não necessitarem tanto de um ajuste estrutural, porém precisarão se adequar a questões de ensino/grande curricular, podendo impactar diretamente na retenção de matrículas. Como os responsáveis se sentiriam em saber que todos estão se preparando para o futuro, menos os seus filhos(as) que estão na rede particular?

Esse assunto entra com destaque ainda maior se considerarmos o momento atual da educação brasileira. Muito além de se adequar às novas resoluções nacionais, está a necessidade de como educadores acompanham as mudanças do mercado para proporcionar um ensino de qualidade aos nossos jovens.

Como se preparar?

A Tecnolokid é uma empresa brasileira de educação tecnológica STEAM, ou seja, ensina Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para os alunos, por meio da Plataforma OLO.

Disponibilizamos programas educacionais que visam a formar estudantes com habilidades e conhecimentos STEAM e digitais. A Tecnolokid desenvolveu um programa de educação digital para o ensino básico cujo conteúdo está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), norteado com padrões internacionais de educação tecnológica e padronizado com a Política Nacional de Educação Digital.  E o melhor: de fácil implantação e com formação pedagógica exclusiva que capacita os professores com os conhecimentos e habilidades de que eles precisam para garantir a eficiência do programa educacional da Tecnolokid nas escolas.

Nesse sentido, a Tecnolokid se apresenta como uma entidade privada parceira na execução da Política Nacional de Educação Digital para escolas da rede pública e privada.

Educação inclusiva nas escolas

No que tange à inovação tecnológica, a Tecnolokid apresenta uma mudança qualitativa em duas frentes: pedagógica e tecnológica. Do ponto de vista pedagógico, a produção de conteúdo de base técnico e científico produzido pela Tecnolokid, transmitido para múltiplos estilos de aprendizagem de alunos do ensino fundamental e médio, fornece um entendimento essencial e a base teórica de que eles necessitam para serem futuros inovadores e transformadores da sociedade.

Já do ponto de vista tecnológico, de teor altamente STEAM, a Tecnolokid aborda todos os seus eixos, não focando apenas no ensino de programação, mas priorizando as diversas áreas disponíveis no mundo do trabalho atual e futuro, como design, arquitetura, engenharia, sustentabilidade, agricultura e outros.

Ainda no pedagógico, a Tecnolokid utiliza dos princípios do método VARK, desenvolvido pelo professor neozelandês Neil Fleming, que propõe que a aprendizagem ocorre por meio de cinco habilidades: auditiva, visual, cinestésica, leitura e escrita e multimodal. Dessa forma, a abordagem pedagógica da Tecnolokid desenvolveu uma metodologia que acolhe os múltiplos estilos de aprendizagem, com atenção especial à inclusão dos estudantes com deficiências e neurodiversidades.

Acredite, com a Tecnolokid, estar de acordo com a Política Nacional de Educação Digital é mais simples do que você imagina, e muito mais divertido para os alunos(as) também!

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