Não precisamos pensar muito fora da caixa para entender a importância de desenvolver algumas habilidades tecnológicas já na infância. Os recursos tecnológicos são a nossa realidade hoje e aprender tecnologia faz parte do nosso cotidiano, mesmo sem percebermos, isso porque, estamos diariamente interagindo com aparelhos eletrônicos como nossos celulares, computadores e até mesmo os eletrodomésticos da casa.

Vendo nessa perspectiva, os conhecimentos tecnológicos se desenvolvem naturalmente no nosso dia a dia. E, para uma criança, esse aprendizado já está intrínseco. Basta olhar para a habilidade e agilidade no manuseio de um celular ou tablet. Ainda mais quando estão buscando por aquele desenho preferido no YouTube, não é mesmo? Mas ensinar habilidades tecnológicas vai além de proporcionar mais responsabilidade no uso das tecnologias e despertar a curiosidade sobre outras áreas de atuação no futuro.

Se essas habilidades tecnológicas já estão praticamente inseridas na nossa rotina, então por que ensinar tecnologia na infância? Aí que está! Aprender tecnologia traz diversos benefícios, como, por exemplo, o amadurecimento comportamental, intelectual e autoconfiança. A autoconfiança é um fator fundamental no desenvolvimento saudável das crianças. Ela é crucial para o relacionamento com os outros e para passar pelos desafios sociais.

Mas então, quais são esses conhecimentos que precisam ser incentivados? Vamos conhecer mais!

Por que ensinar habilidades tecnológicas e quais são elas?

A verdade é que não podemos prever como será, de fato, o trabalho no futuro e qual será o emprego que o seu filho terá. Mas acompanhando as mudanças e as inovações tecnológicas, podemos apostar na presença cada vez maior da tecnologia. Quase até substituindo humanos!

Educar uma criança é uma tarefa bastante complexa e cheia de desafios, são tantos pontos que precisam ser lembrados, não é mesmo? O futuro é incerto e o melhor a se fazer é preparar o seu filho para as mudanças que o mercado de trabalho também terá.

Ensinar habilidades tecnológicas na infância incentiva o pensamento crítico e desenvolve habilidades socioemocionais.

Quais são os conhecimentos tecnológicos

A atualidade e o ambiente de trabalho exigem muito mais do que habilidades de pensamento e conhecimento de conteúdo. A confiança e a inteligência emocional são muito exigidas em uma carreira. Outras habilidades também são:

1.Resolução de problemas complexos

Fazer uma forma específica a partir de um kit com 300 peças diferentes é um problema bastante complexo de resolver. Ensine seu filho a dividir o grande problema em partes menores para encontrar a solução.

2.Pensamento crítico

É o questionar. É a busca por melhorias. Pergunte ao seu filho sobre as coisas que ele deseja mudar no trajeto ao supermercado. Como poderia ser ainda melhor?

3.Criatividade

É o ver por outra perspectiva. O que aconteceria se você mudasse algumas coisas? E que outras coisas é possível montar com as mesmas peças? Faça seu filho pensar fora da caixa.

O futuro do trabalho

Um conjunto de habilidades tecnológicas pode soar como uma tendência moderna. Algo para criativos e visionários, mas não é. Todos nós temos essas habilidades. Se seu carro quebrar, você as usa. Se a comida queimar, você as usa. Cada vez mais a tecnologia está presente com inteligência artificial, big data e automações podendo até substituir as pessoas em diversas atividades. Desenvolver mais habilidades tecnológicas são necessárias para se destacar no novo mercado de trabalho.

Conclusão

O aprendizado de habilidades tecnológicas permite adaptação a mudanças e flexibilidade. Também é possível gerenciar melhor o tempo, amadurecimento comportamental, intelectual e autoconfiança.

Você sabia que a escola do seu filho pode ensinar tecnologia e inovação dentro da grade curricular? E com a Tecnolokid isso é muito fácil. Conheça a mais sobre a Tecnolokid em www.tecnolokid.com.br