As mudanças apresentadas em 2020 para adaptar ao novo contexto de pandemia, sem dúvida, continuam refletindo nas mais diversas áreas, sejam elas quais forem.

Com o avanço da digitalização nas escolas, já é esperado o surgimento de inúmeras oportunidades e novas metodologias para serem colocadas em prática.

Apesar de ser um tema de muito debate, é preciso olhar para todas essas mudanças e para a tecnologia nas escolas como uma grande oportunidade, oferecendo diversas vantagens e otimização de aprendizagem.

Pensando nisso, mostraremos no texto a seguir as principais vantagens de se aderir ao digital nas escolas e como a educação pode se beneficiar com isso!

listen up yall
Photo by Kenny Eliason / Unsplash

Tecnologia e sala de aula: como os professores podem aproveitar?

Sair da zona de conforto não é nada fácil e exige esforço e dedicação. E, é isso o que os professores têm enfrentado à medida que as tecnologias são cada vez mais aplicadas nas escolas, surgindo novos desafios para manter os alunos participativos nas aulas.

O que antes era visto como verdadeiro vilão nas salas de aulas, como os celulares e tablets, por exemplo, estão se tornando verdadeiros aliados no processo de ensino e aprendizagem.

Podemos destacar alguns dos principais benefícios que o uso da tecnologia nas escolas proporciona, tais como:

  • Tornar o planejamento escolar mais assertivo e eficaz;
  • Promover pesquisas entre os alunos, que podem buscar fontes confiáveis em pesquisas pela internet mesmo em sala de aula.
  • Aprimorar os planejamentos das aulas ao longo do ano;
  • Formular relatórios a respeito dos níveis de aprendizagem de cada aluno ou das turmas;
  • Explorar novas possibilidades, como a disciplina de tecnologia e inovação da Tecnolokid, por exemplo. (clique aqui e saiba mais)

Essas ferramentas aplicadas à sala de aula permitem ao professor entender e identificar possíveis dificuldades ou falhas no aprendizado, analisando todas as informações obtidas minuciosamente e identificando um diagnóstico, seja ele individual ou coletivo.

Tudo isso, contribui e possibilita que novas estratégias sejam aplicadas, ajudando os estudantes na aprendizagem, aprimorando o ensino e contribuindo para uma relação de cumplicidade entre professores e alunos.

Back to School Essentials
Photo by Matt Ragland / Unsplash

Como os alunos podem se beneficiar com a presença do digital nas escolas?

Nos últimos anos, a tecnologia se tornou o passatempo preferido das crianças e dos adolescentes. Logo, oferecer essa circunstância à sala de aula e aplicar conteúdos interativos pode aumentar o interesse e estimular a aprendizagem, expandindo a curiosidade dos alunos e, assim, ampliando o seu engajamento e empenho em fixar o conteúdo ensinado.

A forma híbrida de ensino, que não descarta os meios tradicionais, apenas complementa-os junto aos meios tecnológicos e modernos, já se mostrou capaz de tornar as aulas mais divertidas e dinâmicas, além de aumentar o desempenho e a eficiência nas suas diversas áreas de aplicação.

Assim, praticidade, otimização de processos, eficiência e economia de tempo são algumas das principais vantagens de se inserir o digital nas escolas e aplicá-los de forma otimizada no dia a dia dos estudantes. Ademais, a tecnologia na educação pode trazer outros benefícios, como:

  • Todas as informações em um só lugar

Diversos softwares e programas permitem que sejam reunidos em um único sistema todos os dados importantes da instituição, sejam eles pedagógicos ou administrativos, tornando possível acessar todas essas informações com maior facilidade, além de deixá-las organizadas, reduzindo o tempo gasto para realizar as tarefas burocráticas.

Com base nesses materiais, que detêm um perfil comportamental e de aprendizado dos estudantes, é possível compreender de forma detalhada a situação escolar de cada um.

Assim, a partir dessa análise individual, é possível encontrar soluções capazes de contribuírem de maneira assertiva no seu desenvolvimento ao longo de todo período escolar.

  • Maior facilidade na elaboração do planejamento estratégico

Toda escola deve elaborar um planejamento estratégico bem estruturado, tanto para o setor pedagógico, como financeiro e administrativo, sendo essa ferramenta fundamental para estabelecer um bom desempenho escolar.

A melhor forma de desenvolver um plano escolar estratégico é por meio dos sistemas digitais, que garantem informações claras e objetivas, aumentando a eficiência dos processos, além de minimizar as chances de erro nos dados obtidos, comprometendo as análises.

  • Maior produtividade na direção escolar

Outro fator a se destacar é o fato de poder ter acesso a todas essas informações facilmente, encontrar todos os profissionais envolvidos na instituição, secretaria e demais colaboradores e setores administrativos, otimizar de maneira significativa as tarefas a serem feitas e reduzir o tempo gasto para tais.

O acesso aos integrantes das escolas, relatórios gerados, cadastros realizados ou outras declarações e documentos relevantes podem ser feitos com apenas um clique, eliminando, assim, a impressão desnecessária de documentos.

Como foi possível perceber, implementar o digital nas escolas, nos mais diversos setores, traz diversas vantagens e benefícios, tanto para os profissionais quanto para os alunos.

Tudo isso exige uma adaptação e capacitação de todos os colaboradores envolvidos, além da criação de estratégias eficientes para que tudo funcione da melhor forma e todos os benefícios da tecnologia sejam usufruídos.

Ter a tecnologia como uma aliada e não como uma inimiga é indispensável para os novos tempos, sendo essencial se adaptar ao novo mundo no qual estamos inseridos.

Vale lembrar que o uso de tecnologia para crianças e jovens é algo natural, faz parte do dia a dia deles e é esperado que isso se estenda às rotinas escolares, nas quais toda essa adaptação pode ser um tanto quanto complicada. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Conheça a Tecnolokid e saiba como inovar pode ser fácil para a escola, divertido para os alunos e relevante para os pais.