Com as tecnologias cada vez mais presentes na sociedade, muito tem se discutido a respeito do seu papel na educação e até que ponto sua presença nas escolas pode ser benéfica.

A sua aplicação de forma estratégica, visando potencializar o processo de ensino-aprendizagem é capaz de contribuir de forma efetiva na aprendizagem do aluno, tornando todo o processo mais interessante e atrativo.

Pensando nisso, vamos explicar neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o papel das tecnologias nas escolas e todos os seus benefícios. Para saber mais sobre o assunto e entender a importância das ferramentas digitais nas escolas, leia o artigo até o final!

Tecnologia na educação: é realmente benéfica?

Para falarmos sobre o papel das novas tecnologias nas escolas, precisamos antes esclarecer que elas não serão implementadas para substituir o papel dos professores. Na verdade, os educadores precisam atuar também como intermediadores, sempre de maneira responsável e criativa, construindo uma relação saudável entre a tecnologia e os estudantes.

Nesse sentido, conhecer os benefícios que a tecnologia pode oferecer ao setor da educação é fundamental, incluindo:

● Aulas mais interativas e dinâmicas;

● Maior incentivo à criatividade;

● Aproveitamento de conteúdo extraclasse;

● Aumento da produtividade e otimização do tempo dos alunos.

Outros benefícios que podemos citar dessas novas tecnologias são a aquisição de novas habilidades e a preparação para o mercado de trabalho, uma vez que a exigência de conhecimento das funções tecnológicas disponíveis já é uma realidade.

Assim, acompanhar o ritmo do mundo ao nosso redor e trazer as inovações tecnológicas para as práticas pedagógicas se torna indispensável para todos aqueles que buscam uma capacitação de seus alunos.

Conheça o papel da tecnologia nas escolas

Depois de entender melhor todos os benefícios que as tecnologias podem oferecer nas escolas aos seus estudantes, tornando o ambiente escolar mais moderno e atrativo, conheça mais profundamente qual o papel que a tecnologia pode ocupar na educação.

Tornar o ensino mais interessante para os alunos

Entre os diversos recursos, o papel da tecnologia na educação é, principalmente, tornar o ensino mais interessante e atrativo para os alunos. Por já conviverem com os dispositivos eletrônicos e com o universo digital, aplicá-los nas escolas é uma forma de deixar o ensino mais instigante com jogos e aplicativos educacionais.

Tornar o conteúdo ensinado mais próximo do aluno

Além de deixar o ensino mais interessante, a tecnologia também é capaz de deixar os alunos mais familiarizados e próximos aos conteúdos expostos.

Isso é possível, por exemplo, através das plataformas digitais, disponibilizando o conteúdo para acesso posterior.  Nesses ambientes, é possível divulgar aos estudantes textos complementares, atividades avaliativas, vídeos e diversas outras alternativas.

Assim, essas ferramentas servem para ampliar o engajamento dos alunos com as atividades escolares, já que o uso de dispositivos e da tecnologia é extremamente atraente para crianças e adolescentes.

Descomplicar o trabalho dos professores

Photo by stem.T4L / Unsplash

Outra atribuição da tecnologia na educação envolve facilitar e otimizar o trabalho dos professores. Isso porque para garantir que os estudantes consigam, de fato, absorver e aprender o conteúdo ensinado, é possível utilizar alguns recursos tecnológicos eficientes.

Com suporte das ferramentas digitais, a gama de materiais, recursos e estímulos de aprendizagem se expande consideravelmente, garantindo que eles se interessem pelo conteúdo e aprendam, de fato.

Tudo isso torna muito mais fácil manter a turma envolvida e comprometida nos estudos, extrapolando apenas aquele momento na sala de aula e levando o aprendizado e discussão para casa.

Maior preparo para o Enem e o vestibular

O vestibular é, provavelmente, um dos momentos mais estressantes e apreensivos na vida dos estudantes. Assim, é inegável a importância que a tecnologia possui durante esse período, garantindo todo o suporte e recursos necessários para alcançar os objetivos desejados.

Bom, esses são apenas alguns dos papéis ocupados pela tecnologia nas escolas, os quais são capazes de trazer diversos benefícios e contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos, além de agregar valor à instituição, tornando-se um grande diferencial oferecido!

Você já conhece a Tecnolokid? Nós ajudamos escolas a terem um diferencial incrível com o ensino de tecnologia e inovação. E o melhor, de forma muito acessível!

Ser referência no ensino de habilidades do futuro não precisa ser difícil. Conheça a Tecnolokid clicando aqui.