É inegável que a pandemia trouxe inúmeros impactos em diversas áreas da vida e com o setor da educação não foi diferente.

Desde o início de 2020, quando o vírus, até então desconhecido, transformou a forma em que vivemos e com isso os debates relacionados aos novos desafios nas escolas no pós-pandemia tornaram-se frequentes.

Com a paralisação das escolas, surgiram novas formas de aprendizagem e relacionamento entre alunos e professores, tornando- se um assunto essencial a ser discutido e analisado para que, assim, se possa encontrar a melhor forma de lidar com todos esses desafios que as escolas terão que enfrentar nesse período pós-pandemia.

Pensando nisso, reunimos alguns pontos importantes acerca do assunto neste artigo para que possamos nos preparar e superar todos os desafios deste momento.

Como a escola pode se adaptar às mudanças exigidas na pós-pandemia?

Buscar novas formas de fazer com que as escolas continuassem funcionando durante o período de quarentena foi um dos grandes desafios enfrentados, colocando todo o sistema à prova e exigindo a adequação a um novo modelo de educação.

Passado esse período, o retorno às aulas presenciais trouxe novos desafios que precisam ser superados para aliar as novas medidas adotadas e o bom desempenho dos estudantes.

Confira algumas mudanças ocorridas ao longo desse período e os novos desafios que surgiram!

Young teen doing schoolwork at home after UK schools close due to the Coronavirus.
Photo by Annie Spratt / Unsplash

Aliar educação e tecnologia: como proceder?

Antes de aprofundar sobre o assunto, é importante voltarmos ao início de 2020 e relembrarmos que, assim que o novo Coronavírus se espalhou pelo mundo e atingiu milhares de casos no Brasil, inúmeras escolas foram fechadas e tiveram suas atividades interrompidas.

Tudo isso foi feito como medida de proteção aos alunos, professores, colaboradores, familiares e a sociedade como um todo, tendo em vista que o isolamento social era a principal recomendação de segurança naquele momento.

Assim, para evitar o contágio e a proliferação do vírus, as escolas tiveram que transformar as suas práticas e atuações, necessitando de se aliar à tecnologia para conseguir prosseguir com as aulas e atividades de alguma maneira.

Foi assim que, por meio de dispositivos eletrônicos e internet, a educação aderiu a tecnologia de uma forma ainda mais indispensável ao processo de ensino e aprendizagem.

Claro que essa tarefa não foi tão simples e inúmeros desafios se fizeram presentes, como resistência de algumas pessoas, acesso à internet escasso, falta de dispositivos eletrônicos, aprendizagem para acessar as plataformas e muitos outros.

Entretanto, a necessidade de aliar educação e tecnologia, apesar de um grande desafio, mostrou-se uma excelente alternativa que, naquele contexto pandêmico até os dias atuais, conseguiu realizar uma verdadeira mudança no modo de aprender e relacionar.

Tudo isso faz com que os educadores e especialistas na área discutam e reflitam acerca do currículo atual da educação e todas as práticas de ensino e aprendizagem envolvidas a partir de agora.

Educação e desigualdade social pós-pandemia: principais desafios

Zoom call with coffee
Photo by Chris Montgomery / Unsplash

Mesmo que muitos estudantes tenham conseguido prosseguir com as aulas de forma remota, outra parte acabou ficando totalmente sem aulas durante esse período e sem qualquer tipo de interação educacional.

De acordo com os dados divulgados pela Agência Brasil, em torno de 5,5 milhões de estudantes ficaram sem aulas ao longo de 2020 no Brasil, devido à interrupção das aulas presenciais. Esse alto número indica a grande desigualdade educacional presente no Brasil, tornando-se um grande desafio.

Assim, a discussão acerca da desigualdade social, da inclusão digital e das divergências entre o ensino público e privado se tornou recorrente, na tentativa de encontrar o melhor caminho para levar o ensino e a aprendizagem a todos, garantindo o acesso à educação.

Embora a desigualdade social e educacional tenha sido exposta em um contexto pandêmico, ela segue como um grande desafio a ser enfrentado mesmo no contexto pós-pandemia, sendo necessárias medidas que viabilizem as defasagens ocorridas.

Socialização e educação: a retomada

Apesar de a tecnologia ter sido uma grande aliada no processo da educação ao longo de toda a pandemia, nós sabemos que o processo educacional ultrapassa o quadro e o pincel.

Diálogo, convívio social e interação são pontos de extrema importância para ocorrer o processo de aprendizagem e tudo isso foi poupado durante a pandemia.

Assim, com a volta das escolas pós-pandemia, a socialização das pessoas, das mais diversas faixas etárias e relações sociais, sejam estudantes ou professores e funcionários, crianças, adolescentes e adultos, torna-se essencial.

Dessa forma, retomar essas relações e buscar práticas que busquem o processo de interação presencial entre todos será um dos grandes desafios educacionais na pós-pandemia.

Saúde mental e educação: outro desafio pós-pandemia

Além de todos os impactos do vírus, a pandemia alertou o mundo para uma outra questão de extrema importância: a saúde mental. Infelizmente, essa área muitas vezes é deixada de lado ou esquecida, e isso também ocorre na educação.

Dessa maneira, o isolamento social e suas diversas consequências, ocasionou a falta de socialização, prejudicando diretamente a saúde mental de milhares de pessoas.

Além disso, alunos, professores, famílias e todos os envolvidos no âmbito educacional ainda carregam as consequências e efeitos causados pela pandemia.

Portanto, mesmo no contexto pós-pandemia, é necessário que a educação busque destinar um olhar diferenciado e atento conseguindo educar e aprender, sem perder de vista a saúde mental de todos os envolvidos.

A educação além da sala de aula

É fato que a pandemia transformou toda a sociedade e a volta aos moldes anteriores a esse período ainda envolve muitas incertezas. Entretanto, percebe-se a necessidade de pensar na educação para além da sala de aula.

Criar, elaborar, desenvolver e democratizar novas práticas educacionais que conversem com o dia a dia dos estudantes e com as novas formas de aprendizagem é, sem dúvida, um dos grandes desafios na pós-pandemia, porém podem ser superados.

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