Com todos os avanços ocorridos nos últimos anos, a tecnologia tem estado cada vez mais presente no nosso dia a dia. Isso fez com que a nova geração tivesse contato com dispositivos tecnológicos desde muito cedo.

Assim, é possível perceber como as crianças aprendem de forma rápida a utilizar esses aparelhos e acessar a internet. Entretanto, essa liberdade do mundo digital traz também grandes responsabilidades, sendo necessário que os alunos saibam o que é a tecnologia e como utilizá-la da melhor forma.

Neste artigo, mostraremos alguns motivos da importância de as crianças aprenderem sobre tecnologia e como utilizá-la a seu favor.

Responsabilidade e consciência no uso da tecnologia por crianças

Usar e desenvolver tecnologias é algo que sempre envolve diversas responsabilidades, seja com os outros, certificando-se que não usará ou fará algo capaz de prejudicar outras pessoas, seja consigo mesmo, tomando todos os cuidados necessários para não conversar com desconhecidos, entrar em sites duvidosos, passar tempo demais em telas dentre outros.

A discussão sobre tomar os devidos cuidados com a internet é, de fato, necessária, e deve ser feita o quanto antes. Além de supervisionar as crianças pequenas na rede, a melhor forma de evitar que isso aconteça é guiá-las e explicar, desde sempre, o que pode e o que não pode ser feito e e o porquê.

Assim, à medida que a criança tem mais acesso e participação no universo online e tecnológico, é essencial que se estimule o uso da melhor forma, sempre buscando fortalecer o raciocínio lógico e despertar a criatividade. É importante desenvolver a consciência das crianças sobre o mundo ao redor delas, inserindo-as de modo eficiente e educativo nesse meio.

Aqui na Tecnolokid nós trabalhamos para que isso aconteça, não só em casa como na escola. Já conhece a Tecnolokid? Clique aqui e saiba mais.

Confira outras vantagens em ensinar sobre tecnologia às crianças desde cedo:

Estimula a concentração e raciocínio lógico

Home schooling during lockdown, boy working on school work with laptop and headphones during coronavirus covid 19 lock down. Remote learning through home schooling due to school closures has become commonplace in the UK in 2021.
Photo by Compare Fibre / Unsplash

Ao fazer uso da tecnologia, o estímulo da concentração acontece constantemente. Por reter a atenção da criança, com sons e movimentos dinâmicos, o dispositivo utilizado, como um tablet ou smartphone, exige a sua interação e concentração.

Assim, por meio do uso da tecnologia, é possível permitir que a criança aprenda a manter seu foco e concentração por meio de jogos, desenhos e brincadeiras. Essas habilidades são de extrema importância para seu desenvolvimento e aprendizado, além de contribuir para melhorar seu rendimento escolar. Da mesma forma, o raciocínio lógico também é estimulado, ajudando até mesmo na sua vida adulta.

Prepará-las para o futuro

Atualmente, o mercado de trabalho é completamente dominado pela tecnologia, e é preciso ressaltar que a demanda por profissionais que entendam sobre o assunto e saiba usá-la de maneira especializada já é grande. Conhecer sobre as funções, mecanismos e funcionamentos tecnológicos básicos já deixou de ser apenas um diferencial e se tornou um requisito básico para qualquer cargo qualificado.

Ao que tudo indica, em poucos anos a presença tecnológica será ainda mais intensa e é com essa realidade que os jovens precisarão lidar. Assim, quanto antes crianças e adolescentes aprenderem a utilizá-la e a trabalhar com ela, maiores as suas chances de sucesso na vida profissional.

Desenvolve e aprimora a capacidade de aprendizado

Young cute elementary aged girl with headphones on looking at a laptop while participating and learning in a remote virtual learning class during the COVID-19 pandemic quarantine.
Photo by Thomas Park / Unsplash

Até o momento em que a criança atinja a adolescência e a fase adulta, seu cérebro – assim como as outras partes do corpo – ainda está evoluindo e progredindo constantemente. Novas conexões são formadas e a maneira como essa construção se dá se torna fundamental para o resto da vida de um ser humano.

Sem substituir qualquer tipo de relações, como interação, contato pessoal e afeto, jogos e outras atividades interativas são ótimos estimulantes para os pequenos cérebros que estão em desenvolvimento.

Por serem capazes de ampliar as potencialidades do cérebro rapidamente, devido aos estímulos recorrentes, a criança adquire uma mente mais apta a aprender com mais facilidade sobre os diferentes assuntos e de diferentes maneiras. Assim, quanto mais se aprende, mais facilidade e interesse se têm pelo aprendizado.

Possibilita que a criança produza e acesse conteúdos

Com a supervisão e a orientação correta de um adulto, a criança pode produzir conteúdos interessantes para ela, como textos, vídeos, sites, além de ter acesso a inúmeros conteúdos que fazem parte de seu aprendizado, estimulando, também, a leitura de forma natural.

Vale ressaltar a importância do acompanhamento de um adulto, como dito anteriormente, para guiá-la às ferramentas que contribuirão para sua formação.

A possibilidade de não apenas receber um conteúdo pronto, mas também ser capaz de construir e divulgar aquilo que é de seu interesse, faz com que a criança assuma o lugar de protagonista em seu próprio aprendizado.

Tudo isso a torna muito mais independente e autodidata, além de atuar diretamente no desenvolvimento do seu pensamento crítico e na capacidade de ensinar. Além disso, o contato com realidades distintas é excelente para ensinar-lhe sobre tolerância, empatia e respeito.

É fato que a tecnologia na educação infantil é capaz de estimular, atrair e desenvolver a criatividade das crianças, aumentando seu interesse pelas tarefas oferecidas, sendo um grande diferencial nas escolas que as oferecem. E a Tecnolokid é uma forma muito acessível de oferecer esse diferencial!

É importante lembrar que é indispensável aplicar a tecnologia de uma forma diferenciada, colaborando com a aquisição de aprendizado na educação infantil e ao longo da vida escolar, e por isso, ensiná-las sobre o assunto desde cedo, seja na escola ou em casa, é fundamental para sua evolução.