Com a evolução da tecnologia, diversos setores têm se adaptado e se transformado para aderir às novas ferramentas oferecidas, inclusive as escolas.

A educação tem quebrado gradativamente paradigmas e modificado os modelos tradicionais de gestão e ensino, aderindo ao digital e implementando cada vez mais tecnologia nos diferentes âmbitos educacionais.

Fazer o uso de forma inteligente das tecnologias nas escolas promove inúmeros benefícios à instituição, aos colaboradores e funcionários e aos alunos.

Reunimos a seguir alguns deles.

Vantagens de utilizar a tecnologia nas escolas

Os diferentes métodos de ensino disponíveis nos dias de hoje possibilitam variadas maneiras de usar a tecnologia nesse ambiente e agregar valor ao local.

Para usufruir dos benefícios que ela pode proporcionar, basta saber aplicá-la estrategicamente e de forma criativa.

Seja qual for a forma com que essas soluções tecnológicas são utilizadas, é possível perceber todas as vantagens que elas oferecem.

Captured in a metropolitan Atlanta, Georgia primary school, seated amongst his classmates, this photograph depicts a young African-American schoolboy who was in the process of drawing with a pencil on a piece of white paper. Note that the student was focused on a drawing book that referenced fantasy flying planes, while intent on creating his artwork, seemingly oblivious to all the classroom goings-on that surrounded him. It is important to know that objects, including pencils, crayons, paper, etc., are known as fomites, and can act as transmitters of illnesses.
Photo by CDC / Unsplash

1. Aumenta e facilita a interpretação das informações

Diariamente, crianças e adultos recebem muitas informações de todos os lugares. Além disso, o acesso facilitado a dispositivos eletrônicos fez com que a tecnologia estivesse presente na vida das crianças desde bem pequenas.

Equipamentos como o de realidade virtual, capazes de amplificar o aprendizado e consolidá-lo com mais facilidade, são excelentes estratégias tecnológicas que contribuem no aprendizado, além de aguçarem a percepção das crianças.

2. Permite a discussão mais aprofundada dos conteúdos

A partir da criação de fóruns e grupos para debater os temas tratados em sala de aula, os alunos são incentivados à troca de informações, permitindo uma interação maior e contribuindo ainda mais com o aprendizado.

Além disso, o acesso rápido a informações de qualidade pode ser grande valia para otimizar a aplicação do conteúdo a ser aprendido, assim como os diferentes pontos de vista e abordagens sobre o assunto, deixando o debate ainda mais rico.

3. Aulas mais animadas e interessantes

Por estarem inseridas em um ambiente onde são apresentadas e estimuladas por dispositivos tecnológicos desde novas, o modelo tradicional de aulas exclusivamente expositivas torna-se cada vez mais desestimulante, sendo necessário adotar novas alternativas.

Por isso, investir em laboratórios de informática ou no uso de dispositivos eletrônicos voltados ao conteúdo aplicado se torna uma alternativa cada vez mais interessante e faz com que o aluno se sinta mais motivado e estimulado para participar da aula.

O conteúdo pode ser um desafio muito grande para uma escola, mas a Tecnolokid cuida dessa parte de uma forma muito inovadora. (clique aqui e conheça)

4. Facilita a organização das diversas informações

O uso das ferramentas tecnológicas torna mais fácil e rápido localizar todas as anotações feitas pelos alunos, posteriormente para os estudos.

Aliar o uso do caderno, que é essencial e necessário para prática da escrita, com os benefícios proporcionados pela tecnologia, como ferramentas de busca e compartilhamento de informações, faz com que a educação possa evoluir junto aos meios digitais e otimizar os estudos, garantindo e reforçando ainda mais o aprendizado.

5. Mais responsabilidade no mundo online

Como dito anteriormente, a tecnologia digital está presente cada vez mais cedo na vida das novas gerações. A todo momento, deparamo-nos com crianças utilizando smartphones e tablets, por exemplo.  Por isso, torna-se necessário estabelecer certos limites e direcionar os conteúdos acessados a favor do crescimento dela.

Assim, inserir tecnologia no ambiente escolar pode auxiliar na tentativa de tornar o ambiente online mais agradável e seguro, além de ser uma ótima oportunidade para ensinar sobre os cuidados necessários no uso e na conservação dos dispositivos e equipamentos.

6. Diminui a evasão escolar

A partir do momento em que são oferecidas salas de aulas interativas, atrativas e com conteúdo que envolvam os alunos, além de professores qualificados e uma estrutura apropriada, é nítido que a evasão escolar é reduzida. Em escolas atendidas pela Tecnolokid, constatamos que houve aumento de matrículas!

O que se mostra com mais uma grande vantagem de utilizar a tecnologia nas escolas.

7. Inclui os diversos tipos de alunos

A tecnologia possui uma imensa capacidade de abrangência. Assim, além de todos os benefícios citados acima, ela contribui na inclusão de indivíduos que apresentam alguma deficiência ou necessidades especiais.

Isso porque as telas de computadores ou tablets podem ser facilmente adaptadas às crianças que, por exemplo, possuem algum tipo de acuidade visual e os equipamentos, como o mouse, podem apresentar formatos especiais e ideais para facilitar a educação de crianças com limitações motoras.

Como muitos pais já perceberam, a aplicação da tecnologia na sala de aula é altamente benéfica para o aprendizado dos alunos e tem se tornado cada vez mais uma das características avaliadas pelos responsáveis ao escolherem a escola ideal para o seu filho.

Em resumo, assim como ela permite diversas formas de aprender, também estimula as pessoas e contribui na consolidação do aprendizado.

Se você é o responsável por uma escola, saiba que a Tecnolokid pode ajudar a promover todas essas mudanças de uma forma muito simplificada, pois nasceu com o objetivo de levar tecnologia e inovação às escolas de todos os tamanhos. Que tal entrar em contato sem compromisso e saber hoje mesmo como nós podemos ajudá-lo(la)?

Se você é responsável por uma criança, também pode nos recomendar na sua escola.