A alfabetização envolve interesse e dinamismo. Se para as crianças é uma ótima ideia usar a tecnologia para brincar, que tal usar também para estudar? Para isso, buscamos alguns aplicativos para alfabetização que vão te ajudar nesse desafio. O processo de alfabetização de uma criança requer que ela tenha formado bases cognitivas fortes. No aprendizado, além de toda a estrutura cognitiva, a criança precisa se sentir motivada e encantada pela atividade. O envolvimento é a peça-chave, sem ele não adianta bombardear informações.

Como os aplicativos ajudam na alfabetização

Basta pensar em como um aplicativo do banco facilita as transações diárias que precisamos fazer. É dessa mesma forma que um aplicativo para alfabetização pode ajudar nos estudos do seu filho.

Cada aplicativo possui um objetivo, e não é diferente quando falamos de um aplicativo para aprender a ler. Por isso, dê uma olhada na lista de aplicativos para alfabetização que auxiliam de forma lúdica e significativa:

5 aplicativos para alfabetização

1. Silabando

Usado por pais e educadores no aprendizado da junção das sílabas. Possui um layout divertido, simples e interativo. O aplicativo incentiva o aprendizado das sílabas, simples e complexas, de forma mais leve e sem pressão. Também possui os recursos de sons das sílabas, recurso com imagens e quantidade de sílabas que cada palavra tem.

Versão para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.appsbergman.silabando&hl=pt_BR&gl=US

Versão para iOS: https://apps.apple.com/br/app/silabando/id1231808325

2. Ler e contar

Ótimo para usar tanto em sala de aula quanto em casa e é indicado para crianças até 8 anos. Uma novidade desse aplicativo é a opção de alfabetização em Libras. Ele ensina sons e escrita dos números de 0 a 100, o alfabeto de A a Z e as letras vogais e consoantes.

Além disso, há lições mais avançadas, como de soma e subtração e, até mesmo, os nomes dos animais, das cores, dos instrumentos musicais e formas geométricas.

Versão para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bergman.lerecontar&hl=pt_BR&gl=US

3. Wordbubbles

Esse aplicativo para alfabetização mexe com as estruturas cognitivas e faz a criança levantar hipóteses, resgatar a memória de palavras, pensar na escrita e conectar letras para formar novas palavras. Por isso é indicado a partir dos 7 anos. Disponível para Android e Iphone.

Versão para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.apprope.wordbubbles&hl=pt_BR&gl=US

4. Duolingo

É um dos aplicativos mais famosos de idiomas. Já pensou em ensinar uma nova língua para o seu filho usando um app? Os exercícios e dinâmicas são bastante lúdicas e simples.

A novidade é que o aplicativo lançou a versão para crianças. O Duolingo ABC está disponível, no momento, apenas no idioma inglês e é indicado para crianças entre 3 e 6 anos de idade. Possui mais de 300 lições e contém tutoriais de como escrever, formar palavras, pronúncia e exercícios que envolvem soletrar e encontrar palavras em frases curtas.

Versão para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.duolingo&hl=pt&gl=US

Versão para iOS: https://apps.apple.com/br/app/duolingo/id570060128

5. Formar Palavras

Ele também funciona como um jogo que auxilia o processo de alfabetização das crianças. Tudo é baseado no método fônico de aprendizagem, sendo que uma imagem apresentada exemplifica uma palavra e com sílabas que compõem essa forma. A dinâmica de um jogo deixa o processo mais atrativo.

Versão para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.PedroGarcia.FormarPalavra&hl=pt_BR&gl=US

Dessa forma fica muito mais divertido aprender, não é mesmo? Um aplicativo para alfabetização pode ser um fantástico aliado na educação de uma criança.

A Tecnolokid ensina tecnologia e inovação para crianças através de um método exclusivo e inovador! Sabia que seus filhos além de matemática, português e outras matérias pode aprender sobre habilidades tecnológicas na escola? Conheça a Tecnolokid em www.tecnolokid.com.br