Quando pensamos nas profissões do futuro, é importante lembrar que o mercado de trabalho sempre estará alinhado com a inovação na ciência. A tecnologia se desenvolve e com isso novas demandas vão surgindo enquanto outras vão perdendo seu espaço ou mudando de função. Se a Geração X buscava estabilidade e aquisição de bens, os Millennials buscam pela experiência. E a Geração Z (que nasceu na era digital) é ágil e faz muitas coisas ao mesmo tempo. Venha entender um pouco mais!

As habilidades necessárias para as profissões do futuro

As soft skills estão cada vez mais presentes, como resiliência, curiosidade, comunicação e empatia.

O trabalho do futuro será mais freelance e empresarial, com as pessoas tendo dois ou três empregos em vez de apenas um. O que mostra que as pessoas desejam ter mais controle sobre sua vida profissional. As profissões do futuro também envolvem a escolha de um emprego mais significativo e alinhado com o propósito de cada um.

Isso significa que as crianças precisarão saber como administrar seus próprios negócios e como avaliar o risco e a recompensa. Além de que o networking se tornará ainda mais importante, especialmente pois o modelo home office tem ganhado mais força.

Van Tay Media people are brainstorming the ideas for our viral project B.Y.E
Photo by Van Tay Media / Unsplash

Conheça algumas das profissões do futuro:

1. Profissionais de Big Data

Speedcurve Performance Analytics
Photo by Luke Chesser / Unsplash

As empresas estão lotadas de dados e as informações coletadas precisam ser trabalhadas, analisadas e transformadas em material estratégico. Disso é possível extrair informações valiosas sobre gostos, tendências e comportamento do consumidor.

Para isso, o profissional de Big Data é especializado em organizar, tratar e analisar todos esses dados. Além de interpretar e extrair as informações necessárias para a construção de um melhor posicionamento empresarial.

2. Creators (criadores de conteúdo)

It's important to us to support creators, so when using this photo please give photo credit to Kati at xilophotography.com; Instagram @xilophotography. The creator featured can be found on Twitter @csallen. Full story: convertkit.com/courtland.
Photo by ConvertKit / Unsplash

Antes conhecidos e difundidos como influencers, esses profissionais já estão em alta e prometem ficar nos próximos anos. São aquelas pessoas que vivem de produzir conteúdo para a internet e conectam marcas às pessoas.

Os creators têm domínio das redes sociais e criação de comunidade. O grande sucesso desses profissionais se dá pelo fato de que pessoas se conectam com pessoas, e não com marcas.

3. Profissionais de saúde mental

Photo by Morgan Housel / Unsplash

As profissões que envolvem cuidados da mente como terapeutas e psiquiatras, por exemplo, ainda estarão em alta. Isso porque muito tem se discutido sobre uma vida mais saudável, tanto física, como mental.

4. Especialista em UX Design

UX Work: Woman's hands drawing a wireframe
Photo by Kelly Sikkema / Unsplash

O UX Designer (User Experience ou Experiência do Usuário) é responsável por garantir que o design projetado para um site ou aplicativo atenda as necessidades do usuário, através de soluções inovadoras e atraentes!

A experiência do usuário é crucial para o sucesso de estratégias de marketing e vendas no ambiente digital, pois trabalha na permanência do visitante no site e conduz para a venda.

As profissões do futuro já estão aí! E esta foi só a primeira parte desta que será uma série de posts sobre o assunto. Não perca! Parece difícil? Calma! Estamos aqui para ajudar.


Com a Tecnolokid, crianças podem aprender sobre tecnologia e inovação na escola com uma metodologia exclusiva e inovadora. Conheça mais em www.tecnolokid.com.br