Hoje vemos uma grande variedade de produções cinematográficas e cada vez mais temos opções diferentes para assistir. Não é diferente quando falamos de desenhos animados. Com linguagem atrativa e ambientação colorida, chamam a atenção das crianças. Por isso, surgem algumas dúvidas, principalmente se, de fato, o desenho animado é educativo.

Usar os desenhos animados como aliados da educação, além de ajudarem no desenvolvimento intelectual e sensorial com elementos lúdicos (musicalidade, por exemplo), eles despertam a criatividade e a imaginação.

Características de um desenho animado educativo

O desenho animado pode ser usado para ensinar uma criança a falar, ouvir seus pais e trabalhar em grupo. O conteúdo pode transmitir diversos exemplos positivos como, por exemplo: como ser líder, analisar problemas, administrar riscos e outros.

Muitos desenhos infantis trazem como temática o convívio do protagonista com amigos, familiares e sociedade em geral. Abordam situações cotidianas que são capazes de fazer a criança se identificar.

Como as crianças normalmente reproduzem os comportamentos que observam, os desenhos se tornam grandes influenciadores de valores e atitudes. Por isso observe, um desenho animado educativo sempre trará o respeito, educação e gentileza como temas bastante abordados.

5 desenhos animados educativos

O que acha de encontrar um desenho animado educativo para complementar o ensino do professor? Uma animação que vai ajudar a fixar o alfabeto de um modo divertido? Por isso, criamos a lista abaixo:

1. Patrulha Canina

O desenho é lúdico e usa linguagem próxima das crianças, com mensagens que incentivam a coragem, a habilidade de resolver problemas e o trabalho em equipe.

Em cada episódio da animação, os filhotes se unem para solucionar os conflitos na cidade. Eles sempre trabalham em equipe para conseguir salvar o dia, com bom humor e muita diversão.

Disponível em: Netflix

2. Daniel Tigre

Um tímido, mas corajoso tigre de quatro anos de idade. Com a ajuda de seus vizinhos, família e amigos, Daniel se diverte enquanto ganha habilidades na escola e em sua vida. Ela incentiva o desenvolvimento da inteligência emocional.

Ensina a ter a capacidade de reconhecer as próprias emoções, e as dos outros, e saber lidar bem com elas. Administrar emoções ajuda a criança a filtrar estímulos estressantes e ensina a lidar com a saúde mental.

Disponível em: Netflix e Youtube (canal oficial: https://www.youtube.com/c/DanielTigreemPortuguês/featured)

3. Arthur

Arthur aborda abertamente suas ansiedades enquanto permanece determinado a resolver seus problemas de forma criativa. As crianças podem aprender muito com ele sobre como lidar com amizades e como superar medos.

É apropriado para crianças acima de cinco anos entenderem as discussões entre irmãos - que são apresentadas de forma leve. É um desenho animado educativo e divertido que mostra como as situações sociais são enfrentadas.

4. Os Backyardigans

Os Backyardigans irão encantar seu filho com músicas e movimentos de dança cativantes. O desenho promove a imaginação e o amor pelo canto e pela dança. Austin, Uniqua, Tasha, Pablo e Tyrone usam sua imaginação em seu próprio quintal para criar aventuras incríveis.

Disponível em: Netflix

5. Dora e seus amigos: na cidade

É um desenho bastante popular em que o tema adotado gira em torno de solução de problemas, serviço comunitário e amizade. Dora e seus amigos são retratados como trabalhadoras e modelos ideais, onde o desejo é transformar sua cidade em um lugar melhor.

Disponível em: Amazon Prime Video

Conclusão

Um personagem de desenho animado pode ser um exemplo para uma criança durante anos! É muito importante que a criança receba o conteúdo das boas mensagens e as adote corretamente. Por isso, fique de olho se o desenho animado é educativo ou não.

Toda criança ama desenhos animados. E nós também!

Na Tecnolokid, usamos desenhos animados autorais em todas as nossas aulas. As animações estão dentro de uma metodologia de ensino exclusiva para que sua criança aprenda tecnologia e inovação! Conheça a Tecnolokid e o que podemos fazer juntos pela educação do seu filho. www.tecnolokid.com.br