Já pensou que, querendo ou não, estamos sempre criando narrativas? As crianças mais ainda! Elas estão a todo momento vivendo aventuras, incorporando personagens e experimentando situações fictícias. As histórias são excelentes meios de aprendizagem. Por isso, vamos falar do storytelling na educação.
O que é storytelling?
Você provavelmente já ouviu falar nesse termo. Storytelling, do inglês, significa contar história.
As técnicas de storytelling ganharam destaque na área de marketing porque são muito efetivas na hora de criar conexões com o público e influenciar ações. A indústria cinematográfica é outro grande exemplo de storytelling através da construção dos roteiros para os filmes e séries.
O storytelling na educação ensina através da experiência humana, com narrativas contextualizadas e envolventes, conectando alunos e professores para que compartilhem experiências. A história leva a criança em uma jornada para descobrir o desfecho. Com uma boa narrativa, você desperta a curiosidade e estimula o pensamento crítico para buscar uma solução.
Além disso, uma boa história gera identificação e é importante que os alunos possam se relacionar com os personagens e conflitos. Eles precisam estar envolvidos, enfrentando cada obstáculo e comemorando a conquista final.
Vantagens do storytelling na sala de aula
- Gera identificação
- Cria conexão emocional
- Retêm a atenção dos alunos
- Promove sensação de pertencimento
Como usar o storytelling nas aulas?
Pense desde personagens com características peculiares até criar histórias interdisciplinares. Lembre também de fazer com que os alunos participem da história, seja como personagens ou até mesmo tornando a história interativa com a participação deles nas decisões.
1. Combine histórias
Explore a técnica de Jornada do Herói e os princípios da estrutura de 3 atos. Você pode dar asas à criatividade e combinar vários tipos de storytelling na educação. O importante é seguir uma estrutura básica:
- Apresentação do problema e do personagem, chamado para um desafio ou para o destino
- Conflitos ou recusa ao chamado
- Clímax
- Lição
2. Você deve ter um gancho na sua abertura
O chamado de incidente incitante. Você prende o ouvinte apresentando um problema para incentiva-lo a continuar ouvindo. É o primeiro marco da história, mas não é só um evento que dá movimento a história, um empurrão. É também um desarranjo radical na vida do protagonista.
3. Abuse do conteúdo multimídia
Não se esqueça de utilizar muitas mídias para estimular a atenção da turma. Use formatos adequados para cada parte da narrativa e aumente a dramaticidade nos pontos certos: vídeos, trilha sonora, imagens etc. Tudo isso ajuda a deixar o storytelling para aula ainda mais certeiro.
A criação de um mundo tem a importância fundamental do processo que você está descrevendo.
Nós, adultos, também temos mais chances de prestar atenção em algo ou de recordar com mais facilidade o que envolve diferentes mídias.
As crianças se sentem motivadas com recursos lúdicos.
O conceito de storytelling faz a diferença. Sabia que a sua escola pode ter uma matéria de tecnologia e inovação? E o melhor: Diretamente na grade curricular com uma metodologia exclusiva e com aulas que exploram o conceito de storytelling. Demais né? Conheça mais o nosso trabalho em www.tecnolokid.com.br