Sobre famílias e tecnologia: o que os pais querem de fato? O que os pais esperam das escolas? É necessário romper com a linearidade das formas de aprendizagem?
Os próximos anos serão muito desafiadores para quem trabalha com a Educação e para as escolas, em geral.
Isso porque o ensino remoto, somado aos avanços das tecnologias, tem trazido para a área da Educação forças que fazem toda a comunidade escolar repensar as práticas educacionais, uma vez que temos um novo contexto.
Tecnologia na Educação. Quais são suas vantagens?
Antes de falarmos sobre famílias e tecnologia vamos falar um pouco sobre as tecnologias na Educação, de modo geral.
As novas tecnologias no âmbito da Educação moldam o futuro do aluno, segundo alguns especialistas. Formar e entregar um aluno à sociedade com uma carga de conhecimento defasada é um erro.
Então, a Educação, assim como a forma como nós trabalhamos, nos divertimos e aprendemos, hoje, pode ser imensamente beneficiada pelas novas tecnologias e recursos digitais.
Por isso, os projetos e as práticas pedagógicas das escolas precisam ser orientadas e alinhadas para buscarmos mais inovação nas salas de aula.
Isso porque potencializa o processo de ensino aprendizagem do aluno, tornando-o muito mais dinâmico e motivador.
Nesse sentido, conhecer os benefícios que a tecnologia pode trazer para a Educação é essencial. Veja alguns deles:
- As aulas ficam mais interativas e dinâmicas;
- Os alunos passam a ser protagonistas na busca pelo conhecimento
- Há mais produtividade nos estudos, pois os alunos podem testar e/ou usar métodos de aprendizagem mais eficientes;
- Há maior criatividade;
- Maior interação, participação e engajamento dos alunos no processo de educação;
- Os pais ficam mais tranquilos ao saberem que seus filhos estão aproveitando melhor o que a tecnologia oferece.
Dentre outros benefícios, claro! Afinal, o que os pais esperam das escolas nesse sentido?
Ensinar tecnologia e inovação em sua escola pode ser bem mais simples do que você pensa! Conheça a Tecnolokid em www.tecnolokid.com.br
Famílias e tecnologia: o que os pais querem?
A pergunta é: famílias e tecnologia, o que os pais querem? Antes de mais nada, as crianças de hoje são “nativos digitais”, pois o celular, por exemplo, está no cotidiano da criança, a qual aprende a manuseá-lo antes mesmo de começar a falar as primeiras palavras.
Temos um cenário em que a realidade educacional é outra bem diferente de um sistema tradicional de ensino, das décadas de 1980 e 1990, para exemplificar.
Um estudo do Instituto DataSenado, por exemplo, mostra que, hoje, a principal maneira de acessar materiais de estudos é por meio do celular (64%), seguido pelo uso do computador.
Então, os recursos tecnológicos tornaram-se aliados importantes para pais, professores e alunos, em geral, na busca por um processo de aprendizagem mais dinâmico, potencializador e eficiente.
Considerando nosso contexto de maior digitalização das formas de comunicação, da maneira como vivemos e socializamos, os familiares e responsáveis querem das escolas a certeza de que seus filhos estão estudando em uma instituição capaz de prepará-los para a vida e para um futuro profissional promissor e de novas demandas.
Os familiares ou pais querem das escolas:
- Ter informações e evidências sobre o que é oferecido pelas escolas, em termos de tecnologias educacionais no processo de ensino;
- Que seus filhos estejam preparados para exercer as profissões do futuro (como na área de tecnologia etc);
- Mais transparência no processo de educação;
- Querem saber para que servem os recursos tecnológicos e quais os benefícios para seus filhos;
- Qual o potencial de trazer otimização à aprendizagem e melhor preparo para o mercado de trabalho.
Com isso, é necessário usar ferramentas de comunicação e interação com os pais, pois ajuda a eliminar focos de resistência, falta de informação e contribui para atualizar os pais a respeito do que a escola oferece ao aluno para um processo de aprendizagem moderno e viável.
Veja algumas tecnologias educacionais atuais
Os pais não abrem mão de que a escola de seus filhos esteja antenada e alinhada ao que há de mais produtivo e atual para um processo de ensino-aprendizagem eficiente e engajador.
Veja algumas novas tecnologias educacionais interessantes para uma escola:
Microlearning
Sabemos que a forma como consumimos conteúdos mudou drasticamente.
Por isso, as escolas, tendo em vista as novas gerações e de olho nos interesses dos pais, precisam oferecer aos alunos conteúdos educativos mais fragmentados e mais fáceis de serem assimilados pelos estudantes.
Estamos nos referindo ao microlearning, que pode ser explorado nas aulas, por meio de jogos, vídeos, animações, imagens e textos mais curtos.
Ou seja, é uma forma de repensar e oferecer novos formatos de conteúdos aos alunos para gerar interesse e mais engajamento.
Ambiente virtual de aprendizagem
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) simula um sistema ou sala de aula tradicional. Mas tudo ocorre de modo virtual, no qual os alunos podem, através de um portal, acessar conteúdos, assistir a videoaulas, interagir com professores e colegas, dentre outras possibilidades.
O acompanhamento dos acontecimentos e interações dentro desse ambiente permite aos educadores, e outros interessados, criarem propostas de ensino mais interessantes e necessárias.
Comunicação por vídeo
As novas gerações de alunos estão o tempo todo recebendo conteúdos em vídeos.
Por isso, a escola pode e precisa oferecer hangouts, que são debates e transmissões ao vivo, aulas e transmissões que possibilitem contato com especialistas na Educação de diferentes lugares.
Tudo isso de modo dinâmico e mais interativo, o que ajuda a tornar o processo educativo mais transparente, desafiador e interativo, indo ao encontro das necessidades e expectativas dos pais dos alunos.
Por fim, você viu sobre as famílias e tecnologia: o que os pais querem, na verdade. O que é fácil de viabilizar e começa com um bom planejamento, se a sua escola ainda não começou!
Então, se você deseja modernizar sua escola e as práticas, em geral, que tal contar com nossas soluções? Conheça a Tecnolokid